RESPONSABILIDADE SOCIAL

Como empresa socialmente responsável, a Quimesp Química têm o compromisso em cumprir com os requisitos de responsabilidade social e declara atendê-los em todos os processos, baseado nas diretrizes estabelecidas na norma SA8000.

Preconceito
A Quimesp Química valoriza a diversidade nas relações de trabalho. Portanto, a todos deve ser dado tratamento respeitoso, cordial e justo, independentemente do cargo ou da unção que ocupem.
A Empresa não admite discriminação ou preconceito de nenhuma natureza, sejam eles de raça, religião, faixa etária, sexo, convicção política, nacionalidade, estado civil, orientação sexual, condição física ou quaisquer outros.

Trabalho infantil e/ou escravo
A Quimesp Química não utiliza e não apoia tanto dentro de sua empresa quanto com fornecedores e parceiros de negócios trabalho escravo ou em condição análoga, bem como uso de mão de obra infantil. Se menor de idade for contratado, na condição de aprendiz/estagiário somente é permitido seguindo as leis vigentes no País. No Brasil, a idade mínima é de 16 anos nos termos da Constituição Federal em vigor.

Assédio e Abuso de poder
A Quimesp Química não admite assédios, tais como sexual, econômico, moral ou de qualquer outra natureza, nem situações que configurem desrespeito, intimidação ou ameaça no relacionamento entre empregados, independentemente de seu nível hierárquico.
O empregado que se considerar discriminado, humilhado ou alvo de preconceito, pressão, práticas abusivas ou em situação de desrespeito e que se sentir constrangido deve tratar do assunto com seu superior hierárquico ou com o RH da empresa. Caracteriza-se assédio o fato de alguém em posição privilegiada usar essa vantagem para humilhar, desrespeitar, constranger. O assédio moral ocorre quando se expõe alguém a situações de humilhação durante a jornada de trabalho. O assédio sexual visa obter vantagem ou favor sexual.

Práticas disciplinares
A Quimesp Química não utiliza e nem apoia quaisquer tipos de punições agressivas ou abusivas, sejam corporais, mentais ou verbais.

Saúde e Segurança
A Quimesp Química mantém um ambiente de trabalho seguro e saudável dentro dos padrões legais, incluindo o atendimento às normas regulamentadoras (NRs), visando a redução de riscos, perigos e danos potenciais à saúde de seus colaboradores.

Liberdade de associação
A Quimesp Química não impede o acesso e sindicalização dos trabalhadores ao sindicato de livre escolha. É assegurada a liberdade de associação sindical, conforme legislação nacional.

Horário de trabalho
A Quimesp Química estabelece horário de trabalho justo, atendendo a todos os requisitos legais aplicáveis à jornada de trabalho.

Apoio à comunidade
A Quimesp Química tem o compromisso de contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas da comunidade onde atua. Por isso dedicamos parte do nosso esforço em campanhas de arrecadação de roupas e alimentos que são destinadas à entidades sem fins econômicos da comunidade que envolvam educação, saúde, meio ambiente e cultura, bem como realizamos doações de equipamentos quando há possibilidade.
A Quimesp apóia também o Centro de Assistência e Promoção Social Nosso Lar – Instituição que atende à comunidade de baixa renda em suas necessidades básicas, como alimentação, educação e apoio social.